Aula 2
Eu amo pizza.
Inglês | Furlanografia | Português |
---|---|---|
I | Iai | Eu |
love | lo-veâ | amo |
pizza. | piz-za | pizza. |
Eu amo comer peixe.
Inglês | Furlanografia | Português |
---|---|---|
I | Iai | Eu |
love | lo-veâ | amo |
eating | ea-tiñ-gii | comer |
fish. | fi-sh. | peixe. |
Eu estou chateado com meu irmão.
Inglês | Furlanografia | Português |
---|---|---|
I | Iai | Eu |
am | a-maemm | estou |
upset | up + setâ | chateado, transtornado |
with | wi-thu s | com |
my | myai | meu |
brother. | bro-the-r.âza | irmão. |
A tônica de upset é a vogal "e". |
Eu não tenho certeza (eu não estou certo).
Inglês | Furlanografia | Português |
---|---|---|
I | Iai | Eu |
am | a-maemm | estou |
not | no-t | não |
sure. | su-re.sha | seguro. |
O “sh” pronuncia-se igual ao “sh” de shopping. |
Os animais falam uns com os outros?
Inglês | Furlanografia | Português |
---|---|---|
Do | Douu | (Perguntas no presente) |
animals | a-ni-mal-sae | Animais |
talk | tal-koo | falam |
to | tou | - |
each | ea-chtchii | uns (com os) |
other? | o-the-r?âza | outros? |
Lembre-se: A cor verde indica letras mudas (não se pronunciam). A moldura indica a vogal forte, aquela pronunciada com mais força (tônica). Usamos tanto a moldura como a cor azul para indicar a vogal tônica. Moldura e cor azul são equivalentes. Indicam a mesma coisa, isto é, a vogal tônica. A cor laranja indica que a vogal ou consoante tem som de “â” com timbre fechado. Qualquer vogal pode ter a pronuncia “â” (a, e, i, o, u). Entre as consoantes, o “r” também pode apresentar a pronúncia “â”. |
||
Caso perceba alguma diferença entre a furlanografia e a pronúncia de nosso professor nativo da Inglaterra, especialmente no timbre da vogal “o” longa, trata-se apenas de variação relativa às diversas regiões em que a língua é falada. Ambas as pronúncias são válidas. |
Você pode ajudar!
Inglês | Furlanografia | Português |
---|---|---|
You | Youuui | Você |
can | ca-naenn | pode |
help | hel-p | ajudar |
Pronúncia do ñ (com til) e do n (com nn no alto) a) ñ com til b) n com nn no alto Nós temos no português a pronúncia dos dois "n" (ñ e nn). a) - A pronúncia do n com nn no alto só aparece antes de vogais (a,e,i,o,u) e, no inglês, em final de palavra. Tente pronunciar na, ne, ni, no, nu. Se você prestar atenção, verá que a língua toca nos dentes de cima (arcada dentária superior). Essa é a pronúncia do n com nn no alto nas palavras do inglês terminadas em "n": can, sin, son, sun etc b) - O ñ com til aparece diante de consoantes, especialmente o "g" (shoppiñg). Ao pronunciá-lo, a língua não toca em parte alguma, permanecendo solta no meio da boca. O ñ com til apenas sonoriza a vogal que o acompanha, como em "pão". |
Isso é fácil.
Inglês | Furlanografia | Português |
---|---|---|
That | Tha-tzae | Isso |
is | isz | é |
easy. | ea-sy.iiz | fácil. |
Isso é um bocado de trabalho.
Inglês | Furlanografia | Português |
---|---|---|
That | Tha-tzae | Isso |
is | isz | é |
a | a | um |
lot | lo-t | bocado |
of | ofav | de |
work. | wor-k.u aa | trabalho. |
Ao aparecerem vogais dobradas no alto de uma vogal não se deve pronunciar duas vogais mas, apenas, uma de maneira alongada. |
Deixe-me sozinho.
Inglês | Furlanografia | Português |
---|---|---|
Letras verdes são mudas, não se pronunciam. | ||
Leave | Lea-veii | Deixe |
me | meii | me |
alone. | a-lo-neou | sozinho. |
Por que você está bocejando?
Inglês | Furlanografia | Português |
---|---|---|
Why | Whyaiu | Por que |
are | a-reaa | está |
you | youuui | você |
yawning? | yaw-niñ-g?i oo | bocejando? |
Why (uái) = por quê? O policial falou ao mineiro: “você está preso”. Ele respondeu: uái, por quê? |